sábado, 10 de outubro de 2009

Quero o sossego de Tim Maia, olhando o céu azul de maio




O melhor é ter dinheiro ou ter sossego? É claro, que a resposta imediata seria, ter os dois. Mas nem sempre temos esses objetivos que tanto buscamos, necessariamente nessa ordem. E nem, também, na ordem inversa...


Quando tentamos conciliar prazer e obrigação, sempre um sairá sacrificado. O importante é buscar o equilíbrio e isso é a palavra de ordem para tudo na vida: Equilíbrio.

Às vezes, me acho meio despreocupado demais. Mas de que adianta sofrer? Sofrer por antecipação, sofrer por ter perdido, sofrer por não ter conseguido, sofrer. Eu não! Prefiro viver. Tanto que eu já me preocupei que perdi boa parte dos meus cabelos e isso, sim, me faz sofrer, por ter sofrido sem precisar... Sem necessidade, numa idade que poderia ter vivido muito mais...

E alguém ainda hoje me disse: “Eu quero é dinheiro, quero ficar rico!”. Eu também! Quem não quer? E avaliando a vida dessa pessoa, pude constatar que apesar de não ter nem a metade dos cifrões dela na minha conta, eu sou mais feliz!

Entre ter mais dinheiro e ter mais amigos, conhecer mais lugares, ter uma mente mais aberta e saber apreciar as coisas boas da vida, eu fico com a segunda opção.

Há tanta gente infeliz por aí...

Sei que há um velho clichê que diz que dinheiro não traz felicidade. Não to aqui para engrossar os debates de quem levanta essa bandeira, até porque dinheiro facilita muito no caminho da felicidade. Você não seria feliz se tivesse um ente querido precisando de cuidados médico e não tivesse dinheiro para bancar as despesas. Mas de quê adianta morrer de trabalhar e não viver para ver os seus filhos crescerem, os seus pais envelhecendo, sua vida passando?

Eu não sou contra o trabalho, muito pelo contrário. Sinto-me útil no oficio. E gosto.

Mas não abro mão de viver. E viver não é viver na visão dos jovens que acham que farra e bebedeira são as únicas formas de divertimento, pois também sou jovem e adoro tudo isso, mas viver é amar a vida e abraçá-la com tanta força que nada pode te tirar esse sossego que é simplesmente, viver.

Eu quero sim, amar, ser feliz, viver... Nessa ordem. E se eu tiver dinheiro, melhor ainda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário